Loja de bolos caseiros faz releitura moderna da cozinha da vovó
Estilo retrô faz parte do projeto da Bolo ao Forno, em São Paulo, cujas cores remetem aos tons dos eletrodomésticos e utensílios dos anos 50
Quando a decoração consegue imprimir em seus detalhes os aromas deliciosos das guloseimas feitas pelas avós para seus netos, além de traduzir essa carinhosa relação familiar, o encanto é imediato. Especializada em bolos caseiros, a loja Bolo ao Forno, no bairro Vila Nova Conceição, em São Paulo, impressiona pela delicadeza ao fazer uma releitura contemporânea da cozinha da vovó.
Desenvolvido pelo Estúdio Jacarandá – responsável também pelo visual merchandising, naming e identidade visual da marca – o projeto tem elementos marcadamente retrôs. A própria paleta de cores, por exemplo, tem como base as tonalidades dos eletrodomésticos e utensílios dos anos 50. "Assim como o fogãozinho da vitrine, eram produzidos em cores como azul celeste, turquesa, branco e vermelho", explica Renato Diniz, design e visual merchandising da empresa. Segundo ele, ainda, o cobogó era bastante popular na época. Na Bolo ao Forno, foi empregado para separar a cozinha do restante do ambiente. "Escolhemos esse elemento para que o aroma dos bolos assados pudesse invadir a loja e atrair os transeuntes", relata.
As formas de bolo foram a principal inspiração para o conceito da proposta e deram vida a luminárias personalizadas, padrões de papéis de parede e também foram expostas como enfeites. Por sua vez, acabamentos como tijolos, tinta mineral e revestimento cimentício – aplicado na fachada da loja – foram incorporados em sintonia ao estilo retrô do projeto.